01 outubro 2020

Blogger ou wordpress, qual deles escolher?

🗨


Quero criar um blog, mas qual realmente é a melhor plataforma para faze-lo?


Blogger ou wordpress, qual deles escolher?


Quais as vantagens oferecidas pela plataforma blogger?


Quais as vantagens oferecidas pela plataforma wordpress?


Acredito que muitos de nós que desejamos criar um blog, de início ou ao longo do tempo acabamos esbarrando nessas duvidas.


Nossa decisão irá depender de alguns fatores além daquele que é o mais citado por muitos blogueiros (na sua maioria indicam o wordpress), qual a melhor plataforma para você iniciar?


Isso é um dos fatores determinantes para sua escolha, pois para faze-la, você precisa responder as 3 principais perguntas:


Qual a finalidade do meu blog, profissional, pessoal, e-commerce?

Quanto tenho para investir inicialmente?

Qual das duas plataformas terei mais facilidade em lidar?

Qual das plataformas atenderá minhas necessidades?

Vamos saber mais detalhes sobre o Blogger e o Wordpress.



blogger ou Wordpress, qual melhor?


Como tudo na vida, tanto um quanto o outro tem seus prós e contras.

Não nada 100% bom e dificilmente algo 100% péssimo.

Ambas plataformas oferecem a crianção do seu blog gratuitamente, com algumas diferenças entre o que cada uma oferece em suas versões gratuitas.


Para escrever essa postagem além de fazer minhas pesquisas, é claro eu também resolvi ir conhecer mais sobre o wordpress suas funcionalidades, designs de layout variados, mas como eu gosto de vez ou outra mexer nos códigos dos templates também fui dar uma fuçada para ver como funcionava tudo.


Primeiro vamos saber mais sobre o blogger, que é a plataforma que uso:


Vantagens do Blogger


É muito fácil criar um blog no blogger, esse ano o Google realizou algumas mudanças e atualizações na plataforma deixa ela mais funcional e intuitiva.

Você consegue criar, configurar, personalizar o básico (se não entender nada de códigos), e publicar um conteúdo em apenas uma hora.

Caso tenha algum entendimento em HTML\CSS, se torna muito mais fácil de deixa-lo da forma que tiver em mente, e você também conta com uma variedade de templates gratuitos para baixar e tudo de fácil instalação.

Por ser um produto Google a integração com todos os outros produtos do mesmo é muito fácil, g-mail, analytics, feddburner, Google search console, Google drive, YouTube, adsense e Google webmasters.


Em questão a segurança é uma ótima plataforma. 


Apesar de ser gratuito se o seu desejo é um blog profissional é preciso pagar um domínio próprio, mas você pode facilmente adquiri-lo pelo Google Domains, o mais em conta custa R$ 50,00 por ano e seu blog ficará  https://www.seublog.com, quando compramos o domínio é fácil para configurar e o certificado SSl de segurança já está incluído.


Você pode vincular o blog ao Gsuite e adquirir um domínio de e-mail personalizado por R$ 22,00 por mês.


Desvantagens do Blogger


Infelizmente ao longo do tempo a plataforma na sua forma gratuita hospedou muitos blogs e sites responsáveis por espalhar spam, deixando sites com o domínio 'blogger' sem credibilidade.


A plataforma também não possui upload e gerenciamento de arquivos, como hospedar arquivos em PDF, também não é possível gerenciar e modificar arquivos.

Também possuindo um código fechado, você também não tem controle sobre a hospedagem.

O fator que dificulta mais o uso da plataforma, a meu ver, é a otimização para motores de busca.

Porém, mesmo com as desvantagens para quem deseja começar um blog e possui pouca reserva para investimento, o blogger é uma excelente opção para dar o pontapé inicial até que você possua recursos para investir e conhecimento na área da blogoesfera.



Agora vamos saber um pouco mais sobre o Wordpress



Vantagens do wordpress


Plataforma open-source que permite criar blogs e gerenciar conteúdo. Ele possui duas versões: wordpress.com e wordpress.org, oferecendo ferramentas necessárias para criação gratuita de blogs, mas com recursos reduzidos. 


Prós do wordpress


Permite a instalação de plugins que dão novas funcionalidades, a plataforma possui uma variedade bem grande de plugins para as mais diversas finalidades;

Assim como o blogger podemos instalar templates grátis e pagos;

Oferece recursos avançados de personalização e otimização;

Oferece melhorias constantemente;

Permite ter um blog melhor trabalhado para motores de busca, pois conta com plugins gratuitos e pagos que auxiliam tanto na criação de títulos quanto na otimização;


Possui uma comunidade que oferece suporte e informações técnicas para o usuário.


Contras


Conhecimento técnico;

Adquirir serviço de hospedagem e domínio próprio;


Templates


O Blogger oferece uma boa quantidade de modelos de templates pré-definidos que podem ser personalizados de acordo com seu conhecimento de códigos HTML, CSS, javascript, jquery entre alguns outros códigos.


 Já o WordPress.com oferece poucas alternativas e limita bastante os movimentos criativos, não esquecendo que sua versão paga, a WordPress.org, oferece um leque bem maior de opções e permite a customização com recursos praticamente infinitos em sua maioria através de plugins.


Conclusão


Escolha a plataforma que melhor atenda suas necessidades que você possa se sentir livre para deixa-lo da forma deseja entendendo suas funcionalidades.


Provavelmente sua intenção é um blog profissional que gere renda, ambas plataformas dependendo de seus conhecimentos poderão atender sua necessidade, antes de concluir sua escolha conheça e analise o que cada uma das plataformas tem a lhe oferecer.


E lembre-se sempre o mais importante e a alma de seu blog independente da plataforma é a qualidade do conteúdo, otimização para motores de busca e divulgação nas redes sociais.


Por hora eu Adriana do baú da Dri ainda pretendo continuar usando a plataforma blogger, mas devo admitir que o wordpress possui muitas funcionalidades que tornam a vida do blogueiro mais fácil e seus templates têm um estilo muito profissional.


No futuro pode ser que eu migre o blog para o wordpress.


Espero que esse artigo tenha sido útil e possa ajudar em sua decissão.


Depositphotos [CPS] WW

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você leu uma postagem escrita com muito amor por mim Adriana autora do Baú da Dri. Gostou?! Deixe seu comentário, criticas e sugestões, elas são muito importantes para o blog crescer e melhorar. Curta, compartilhe, ajude o blog a crescer.
Sua mensagem será respondida o mais breve possível .
Muito obrigada pela visita e volte sempre.

Atualizações do Instagram