05 outubro 2020

Como reduzir a taxa de rejeição do seu blog?

🗨

 

Primeiramente vamos entender o que taxa de rejeição do blog.


A taxa de rejeição é uma das métricas do Google analytics, ela mede os usuários que chegam ao blog em uma determinada pagina e não visitam nenhuma outra além da que ele acessou.


A pior coisa para que escreve em blogs é se deparar com uma alta taxa de rejeição ao seu conteúdo dá, um desanimo quando olhamos o analytics e nos deparamos com essa taxa.


Quais fatores influenciam na taxa de rejeição?


Qual a taxa média de rejeição?


A taxa de rejeição prejudica o SEO do blog?


Como reduzir a taxa de rejeição do seu blog?



como reduzir a taxa de rejeição do seu blog


Vamos dar início a uma análise do blog para detectarmos os possíveis fatores que podem estar influenciando na taxa de rejeição do seu blog.


  1. Demora no carregamento do blog, dificuldade de navegação, itens clicáveis pequenos;
  2. Excesso de propaganda;
  3. Quando clicam em uma postagem e a mesma não é a mesma que promovemos, muitos links que levam a outros sites;
  4. Conteúdo que não traz relevância;
  5. O conteúdo encontrado pelo leitor responde sua pergunta tira suas dúvidas e ele sai da pagina.

Mesmo nesse ultimo caso, infelizmente o analytics, não vê e nem calcula a taxa de rejeição contando com esse tipo de leitor então, essa ação também contabiliza para aumentar a taxa de rejeição.


Geralmente a "taxa de rejeição" dos blogs é maior que dos sites.

A "taxa média" de rejeição dos blogs pode variar de acordo com seu nicho, ficando entre 55% e 80%.

Se de 5 visitantes 4 deixarem seu blog imediatamente a probabilidade de existirem vários problemas a serem corrigidos.


Uma alta "taxa de rejeição" não tem necessariamente um efeito negativo sobre o SEO aplicado no blog. Esse fator pode ser negativo se:


O Google avalia que sua pagina não tem conteúdo de alta qualidade e relevância, quando o usuário faz uma pesquisa chega a seu blog e após alguns segundos volta a pagina de pesquisa.


Apesar da taxa de rejeição não ser um fator que afeta diretamente o posicionamento do blog nos resultados de pesquisas, seus números não devem ser ignorados, eles são um indicativo de qualidade de conteúdo, o qual o leitor não vê como interessante, relevante e sai do blog sem interagir com outras paginas.


Mas se o conteúdo é educativo, completo com qualidade o problema pode estar na usabilidade, carregamento, tamanho da fonte do seu blog, esses fatores influenciam muito para que o usuário permaneça ou não navegando dentro do blog.


Blogs que possuem artigos completos na pagina inicial não geram a necessidade do leitor visitar outras paginas já que obteve acesso à leitura completa dos artigos que foi em busca na pagina inicial.

 

Muitas vezes a "taxa de rejeição" pode ser mal interpretada.


A "taxa de rejeição"  indica o percentual de pessoas que acessam o blog sem concluir nenhuma ação antes de sair. Se você se deparar com uma "taxa de rejeição" em média de 70% não se assuste, muitas vezes o leitor pode chegar ao seu blog através da pesquisa no Google visualizar o que veio buscar e sair, isso é uma coisa natural.


Isso será contabilizado como "taxa de rejeição", mas não significa que o leitor realmente rejeitou seu conteúdo. Muitos blogs têm sua taxa de rejeição entre 70% e 93%, e nem sempre isso significará que seu conteúdo não agradou os leitores.


Para reduzir a taxa de rejeição e saber melhor sobre a interação  do usuário com  seu conteúdo, uma das primeiras providências a tomar é aprender a avaliar as métricas do analytics, saber configura-lo para seu melhor uso.

Aqui no blog eu ensinei as configurações básicas do analytics para você poder acompanhar seu blog.


Como configurar o Google analytics


Conforme você for entendendo melhor as funcionalidades do analytics você poderá acompanhar também suas palavras-chave e postagens individualmente, assim saberá com mais exatidão o que precisa ser melhorado, completado e atualizado, você também poderá saber quais conteúdos do seu blog são mais procurados pelos leitores.


Após todas essas informações, explicações e considerações, a pergunta é:


Como reduzir a taxa de rejeição?


Afinal de contas esse provavelmente foi o motivo que o trouxe até essa postagem, então vamos dar início aos trabalhos para reduzir a "taxa de rejeição".


Faça em primeiro lugar o teste com o pagespeed para medir o carregamento do seu blog e realizar correções em relação ao design e diminuir o tempo de carregamento do seu blog.


Uma boa navegação com layout leve, organizado com marcadores, categorias, e menu já é um grande avanço, quando comecei o blog meu carregamento era bem mais lento do que é hoje em dia fiz uma busca incessante para ter um layout como eu desejava em termos de aparência e tempo de carregamento que não deixasse o leitor olhando para algo lento.


Após dois meses de trabalho duro fiz um template que agradasse a mim e aos leitores, hoje meu pagespeed mobile está em 94 e para desktop em 91 em uma média muito boa, sempre mante-lo acima dos 90.


Resolvido essa parte vamos para nossa segunda etapa, as postagens.


  1. Revise seu conteúdo mais antigo, troque imagens (não esqueça de otimiza-las), se necessário troque o título da postagem, atualize informações;
  2. Complete seu conteúdo para que fique mais rico em informações, sempre tem novidades e descobertas que podemos acrescentar;
  3. Otimização e palavra-chave cauda longa, títulos e subtítulos;
  4. Parágrafos de até 4 linhas;
  5. Use chamadas atrativas, que despertemo interesse do leitor, convide o leitor a concluir um inclua um senso de urgência CTA's;
  6. Interlink conteúdo antigo com os mais recentes, assim levando o leitor a outras paginas que possam ser de seu interesse também;
  7. Eu particularmente acho que quando incluímos uma quebra de linha, (leia mais) para as postagens também é um fator que ajuda a diminuir a "taxa de rejeição";
  8. Links externos sempre abrindo em outra janela.


Opte por escrever uma maior parte de conteúdos perene\evergreen e educativos e foque na escolha dos títulos sempre em busca de títulos atraentes.


Confira mais dicas em: Como criar títulos que covertem

                                      Porque você deve escrever artigos perene? 


Por exemplo, você programou escrever 5 postagens opte pelo menos por 3 nesses estilos.


Conteúdos interativos que ensinam de forma simples e objetiva o que os leitores em potencial estão buscando também é uma excelente opção de diminuir a "taxa de rejeição", além de fidelizar e atrair novos leitores para suas postagens e para seu blog.


Para melhorar ainda mais você pode usar as opções de ao final das postagens educativas e interativas incorporar uma postagem do twitter, facebook para seu leitor compartilhar.


Questionários também são uma forma muito bem aceita pelos leitores e ainda possibilitam que você os conheça melhor.

Quem disse que não da para realizar enquetes no blog, você pode faze-las no contenttools, além de ser uma ferramenta atraente ainda possui boas dicas de como criar suas enquetes, mais uma boa opção para conhecer melhor seus leitores.


Através do conhecimento do leitor do seu blog você também conseguirá chegar ao tamanho ideal das postagens que agradará seus leitores.


Conclusões


Revise seu blog começando pelo design e diminuindo seu tempo de carregamento, retire anúncios e pop unders desnecessários, reveja o tamanho da fonte de suas postagens, certifique-se de que está legível para seus visitantes mobile.

Analise todas suas postagens antigas melhore e complete tudo que achar necessário e também invista em criar alguns novos conteúdos.


Estude seus leitores e analise suas postagens pelo analytics e trace metas para atrair e reter leitores.


Eu apliquei a uns seis meses atrás esss dicas e obtive uma queda de 32% na taxa de rejeição do Baú da Dri, também aumentou em 20% o numero de visitas e o retorno dos leitores cresceu em 9%.


Aplique as dicas acima e confira viseiveis melhoras em seu blog.

Depositphotos [CPS] WW

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você leu uma postagem escrita com muito amor por mim Adriana autora do Baú da Dri. Gostou?! Deixe seu comentário, criticas e sugestões, elas são muito importantes para o blog crescer e melhorar. Curta, compartilhe, ajude o blog a crescer.
Sua mensagem será respondida o mais breve possível .
Muito obrigada pela visita e volte sempre.

Atualizações do Instagram