27 julho 2020

16 Competências de blogueira para incluir no seu currículo

🗨
Bom dia , amigos leitores!

A postagem de hoje é dedicada à (nós) blogueiras e blogueiros, também para esclarecer aqueles que desacreditam que quem bloga é um profissional o blogueiro, muitos acreditam que porque trabalhamos em casa, trabalhamos menos e que ficar sentado atrás de computador escrevendo não leva a lugar nenhum.

É triste e frustrante a falta de valor que as pessoas dão a determinadas coisas.

Porém, sinto em informar aos mais atrasados no desenvolvimento do mundo que um blogueiro pode ter um currículo muito mais completo do que um profissional que passou 5 anos fazem algum curso superior.
Confira as competências que você pode e deve incluir no seu currículo, quando necessário, seja para pleitear um emprego formal, um trabalho freelancer, para enviar pedidos de parceiras, entre outros.

Bora! lá.


16 competências de blogueira para incluir no seu currículo




16 Competências de Blogueira para Incluir no seu Currículo


Umas das primeiras habilidades que uma blogueira (o), tem e que na minha concepção não é para qualquer um, é na sua maioria somos autodidatas.

1° Desenvolvimento Pessoal
Não existe trabalho perfeito, assim como não existe funcionário perfeito, no mundo dos blogueiros o mesmo não há blog e blogueiros perfeitos.
Mas uma característica de nós blogueiros e como eu disse antes é sermos autodidatas, uma grande parte de nós é que estamos sempre aptos a aprender novas coisas através de tutoriais, cursos rápidos por e-mail, cursos ‘online’.
Habilidades e disposição para aprender o novo é uma ótima habilidade.

Reconhecer onde estão suas competências, os pontos positivos e negativos de suas habilidades e inabilidades.

2° Empenho - Engajamento - Envolvimento

Para criar, ter e manter um blog requer tempo, paciência e muita obstinação, pois um blog bem-sucedido não se faz da noite para o dia.

Manter um blog requer determinação e disposição para qualquer tipo de contratempo, porque são muito, viu.

Dificilmente essa qualidade não será apreciada. Aliás, essa é uma qualidade que está meio em falta no  mercado de trabalho convencional.


3° Administração do Tempo

Tem que ter muito jogo de cintura para administrar um blog, organização é fundamental porque obviamente não temos disponibilidade de tempo integral para o blog, mas manter um blog envolvem administrar outras coisas para que o mesmo tenha sucesso.

Nós blogueiras (o), temos casa, às vezes outro trabalho, filhos e outras tarefas diárias para dividir o tempo.

Organização e planejamento é lei, para caber tudo dentro dos prazos necessários.


4° Soluções de Problemas

Com o tempo também adquirimos prática e agilidade para encontrar soluções para problemas e com espaço de tempo bem reduzido, pois tem determinadas coisas que requerem soluções imediatas.

Eu não sou uma blogueira com largos anos de experiência, mas nos cinco anos que possuo blogando já perdi as contas de quantos abacaxis apareceram e me fizeram passar a noite acordada para solucionar e muitas vezes tive que pesquisar, pois ainda não tinha um domínio como possuo hoje para resolver as coisas com agilidade.
 

habilidades de escrita e informática


5° Competências em escrita

Com um certo tempo escrevendo no blog, e não necessita de muito tempo  não eu percebi um grande diferença logo depois de uns 8 meses, uma das primeiras diferenças é no vocabulário que fica muito mais extenso a quantidade de significados  palavras diferentes, sinônimos, antônimos, adjetivos, etc, amplia muito, a gramática também vem evoluindo, conforme escrevo.

A digitação que de começo era estilo tartaruga agora já flui que levo menos da metade do tempo que levava para digitar uma postagem, isso foi um dos pontos mais gratificante, eu já escrevia a mão rápido e agora também digito rápido.

Confesso que nunca fui uma exímia aluna de português, sempre fui mais bem sucedida nas outras matérias, mas desde que iniciei o blog já melhorei muito, também por conta de me policiar mais por conta de ser perfeccionista, sei que às vezes ainda escapa algum erro, mas estou constantemente revisando o conteúdo sempre em busca de realizar melhorias.

6° Pesquisa 

Dentro dessa mesma competência entra a de pesquisa, sempre estamos pesquisando para nos inteirarmos de novos assuntos e do que acontece, em geral.
Eu faço pesquisa quase que diariamente por palavra-chave, para criar  conteúdo para analisar conteúdos publicados, atualizar postagens.

Acredito que em uma grande parte de trabalhos hoje em dia de alguma forma fazem uso do Google para fazer pesquisa.

Nós também acabamos por fazer pesquisa de mercado, analisando dados para observar desempenho de postagens e venda de produtos online.

7° Competências de Informática 

Essa eu considero uma super competência, o mundo da informática evolui sempre rapidamente estar sempre atualizada é estar também sempre atenta à (lançamentos).

Com o blog passo muito tempo no notebook, tenho preferencia por portáteis, entre navegar na web, trabalhar no blog e usar outros programas eu permaneço umas 8 horas por dia.
Competências em informática hoje em dia são essenciais para praticamente qualquer trabalho.

8° Atendimento e Suporte ao Cliente

Desde que recebemos um comentário no blog já é um atendimento ao cliente, em forma de feedback, e assim sempre devendo ser respondido, eu que comecei a disponibilizar alguns produtos online também estou sempre atenta à qualquer problema que possa vir ocorrer estando prontamente disposta a atender o cliente e solucionar a questão.


competências analytics-html-css


9° Análise de Dados

Acredito que a maioria dos blogueiros usa o Google analytics ou outro semelhante, ainda usamos o analytics do pinterst, Instagram, Facebook, twitter, YouTube todos para verificarmos e analisarmos as estáticas das nossas postagens, avaliar tendencias.
Constantemente estamos analisando o desempenho das postagens do blog ou de alguma divulgação em rede social para podermos saber o que está dando resultado e o que não obtemos resultado satisfatório, assim peneiramos os conteúdos que devemos focar e aqueles nos quais não prosseguiremos.

10° Codificação HTML | CSS

Umas das competências que eu considerava mais difícil de adquirir e que acabou sendo a qual me especializei, quando comecei o blog eu desejava um template funcional e responsivo como via em alguns outros blogs, mas a falta de entendimento até de informação onde encontrar modelos gratuitos me fez ir seguindo pequenos tutoriais para personalizar um nativo do blogger, fui pegando gosto estragando bastante template até procurar um curso por apostila para entender o B.A.BA  dos códigos, hoje já tendo feito 5 cursos online e pegando muitas dicas em todos os sites de bons programadores como o maujor faço templates inteiros em HTML, XML e aplico CSS, javascript e tudo que se fizer necessário para o template encomendado.
Essa competência também me rende alguns trabalhos freelancer em sites de programadores.
Uma boa opção para quem entende da área e deseja fazer um extra.

11° SEO

Esse me deu um pouco mais de trabalho, para entender bem e aplica-lo corretamente de forma que levasse o blog a crescer. Mas além do entendimento teórico a diferença vem quando aprendemos a pesquisar e inserir a palavra-chave certo em seu lugar.
Quem adquiri grande competência em fazer um bom SEO, e sabe aplicar suas técnicas têm grande habilidade para divulgar negócios.

12° Gerenciamento de Mídias Sociais 

Essa é uma competência que me fez ralar muito para administrar, verdadeiramente penso que fui empurrando essa parte até bem pouco tempo atrás para e me organizar buscando aplicativos para agendamento das divulgações e ainda estou nessa arrumação, afinal administro 5 mídias.

Mas conheço blogueiras que possuem um entendimento e destreza para essa área que é invejável, para quem tem essa habilidade há muita procura de gerenciadores de mídias sociais.



design gráfico-marketing-fotografia-comunicação


13° Design Gráfico

Para quem cria imagens no canva, photoshop, adquiri competências de ‘design’ usando de criatividade, imaginação, paleta de cores, criando respiros para o Instagram, pinos com combinações de marca, brindes para outras blogueiras.

Esse talento pode ser muito bem aproveitado para trabalhos freelancer e também para criar produtos próprios.

14° Fotografia 

Admiro quem desenvolve o talento de captar belas imagens ou criar ensaios, amo os blogs de fotografia. Mas é uma área a qual ainda não tenho muita intimidade.
Para que possui intimidade com a câmera, isso também garante um bom leque de opções para trabalhos freelance.

15° Marketing

Uma competência que gostando ou não desenvolvemos, pois, somos uma empresa (marca), o blog é um negócio,  para divulga-lo usamos técnicas de ‘marketing’, seja em uma ‘hashtag’, captura e envio de e-mail, para promover nosso conteúdo  ou produto.

Há quem se identifica com a competência e se aprofunda tornando-se um excelente marqueteiro.

16° Comunicação 

Comunicação, por mídias sociais, áudio visual, por skape entre muitas outras.
Se você se sobressai nessa área então inclui-la no seu currículo é uma boa para se promover.

Digitando dessa forma, enumerando algumas das competências que considero mais importante de um blogueiro, é que percebo quantas qualidades, disposição para aprendermos e sermos muito ecléticos quando a, opções de trabalhos que podemos exercer.
Então quando alguém menosprezar seu trabalho como blogueiro mostre a ele suas competências e o quanto você é capaz.
Se você tem alguma outra competência que não está incluída aqui, me conte que terei o maior prazer em inclui-la bem como você chegou a ela.

Até mais e aguarde em breve falaremos mais sobre cada uma dessas competências.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você leu uma postagem escrita com muito amor por mim Adriana autora do Baú da Dri . Gostou?! Deixe seu comentário , criticas e sugestões , ela são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor . Curta , compartilhe ,ajude o blog a crescer .
Sua mensagem será respondida o mais breve possível .
Muito obrigada pela visita e volte sempre.

Atualizações do Instagram