08 junho 2020

Como se organizar trabalhando em casa

🗨
Bom dia, amigos leitores!


Hoje venho trazendo uma postagem de um assunto que particularmente gosto muito, organização.

Não posso negar sou um pouco maniaca nessa história de organização e pego no pé do pessoal de casa com isso. 

Mania quem não as tem?


O fato é que aplico organização em tudo, principalmente agora, que estamos todos trabalhando em casa o tempo todo, aqui no meu lar somos quatro pessoas, agora imagina três de nós trabalhando em casa, é confuso viu principalmente quando temos dois homens. Tenho pegado tanto no pé deles que me deram a ideia dessa postagem, então...


Bora, lá? 

 Ver, como se organizar trabalhando em casa.



como se organizar trabalhando em casa



Vamos começar com uma das coisas mais importantes para que nosso dia seja bom, o sono, dormir bem é essencial para ter um dia produtivo e sem estresse, descansar o corpo e a mente.

Então procure para todas as atividades pelo menos uma hora e meia antes de ir para a cama, tome um bom banho para relaxar depois uma xícara de chá, suco ou um chocolate quente nos dias frios, leia um livro veja um filme tente se desligar e relaxar para ter um bom sono.

Para seus dias serem produtivos e organizados, você deve saber separar bem o tempo das tarefas domésticas dos compromissos do trabalho, pessoais e ainda reservar um tempo para lazer.

Vamos começar com a organização bruta das coisas para depois dividi-la, ok.


É mais fácil manter uma organização dessa forma, você divide as tarefas brutas e depois vai desdobrando por etapas a serem concluídas por ordem de prioridade isso serve tanto para os afazeres do lar quanto os de trabalho.


  1. Faça uma lista das tarefas domésticas, por prioridade.
  2. Separe os dois dias que considera melhor e dívida em duas etapas.
  3. Organize seus compromissos de trabalho.
  4. Divida os compromissos em cinco partes e por prioridade.
  5. Reserve um dia para você e a família.
  6. E o dia de sair ir ao banco, supermercado, perfumaria, etc...

organização doméstica



Para as tarefas diárias:


 Depois de dividir os afazeres do lar em dois reserve quatro horas do seu dia para os afazeres corriqueiros, dentre esse tempo você também pode incluir uma pausa do trabalho para se alongar, fazer um lanche e reorganizar a mente.

Por exemplo: 


Primeiro dia, limpeza e organização dos quartos e banheiros segundo dia, salas e cozinha.
Às quatro horas diárias você pode dividir em duas pela manhã e duas no final da tarde, é nesse período que vamos preparar uma refeição tirar um pó, passar alguma roupa, arrumar uma estante.

Mas atente para um fator, se em casa tem mais pessoas que possam ajudar, não de uma de super mulher coloque todos para ajudar nas tarefas diárias, cada um, deixa sua roupa para lavar na lavanderia, lava a louça da refeição, arruma sua cama e quarto, (com exceção das crianças é lógico).


Se tiver condições contrate uma faxineira uma vez a semana para as tarefas mais pesadas. 



minha organização no trabalho



Agora que você já organizou a parte de funcionamento da casa vamos ver como se organizar  trabalhando em casa.

Após você definir qual será o horário que você irá trabalhar, a primeira providência é avisar aos outros moradores e funcionários se você tiver que aquele período você estará ocupada (o), e não estará disponível para resolver qualquer problema de casa, conversar ou qualquer coisa que seja.

Na sequência é hora de conferir se no seu local de trabalho está tudo em ordem, se tudo que vai precisar está lá, então façamos um, checklist :

  1. Água, café, chá, suco e uns biscoitinhos.
  2. Um casaco para o frio ou um aquecedor, um ventilador para o calor.
  3. Uma boa luminária é muito importante também.
  4. Carregadores de: celular, ipad, notebook.
  5. Canetas, marcadores de texto, lápis, borracha.
  6. Bloco de notas, agenda, planejadores.
  7. Folhas A4 para imprimir e outras que você usar.
  8. Cheque impressora.
  9. Outros acessórios que usa habitualmente para trabalhar.
  10. Tenha uma lixeira para jogar papéis e outras coisas.
Terminado o checklist, agora nada pode tirar seu foco, certo é hora de sentar na cadeira e dizer para si, cheguei ao trabalho, agora faça:

  • Uma lista semanal de todas as tarefa, por ordem de prioridade.
  • Anote todos os horários de reuniões e ligações importantes, coloque o celular para despertar meia hora antes para uma preparação.
  • Na sua lista de prioridades separe-as por dias vá, depois pegue cada prioridade e anote no bloco de nota e vá desmembrando sua tarefa.
  • Confira o trabalho feito e vá eliminando da lista. 

Quando um trabalho emperrar ou você se sentir confusa e cansada está na hora de fazer uma pausa para refrescar a cabeça. 
Tenha foco, não execute múltiplas tarefas ao mesmo tempo.
Assim terá melhor qualidade no trabalho, menos estresse, evita retrabalho e aumenta a produtividade.

Tenha sua mesa organizada retire tudo que não é necessário, jogue fora, anotações velhas e tudo mais que não tem serventia.

Nunca deixe seu local de trabalho cheio de coisas que não pertencem ao  uso de trabalho, evite distrações não se deixe ser interrompida para solucionar problemas de casa, deixe claro aos outros moradores e funcionários que aquele horário é do seu trabalho.



Essas são as dicas de como se organizar trabalhando em casa.


Se você trabalha em casa e tem alguma dica para produtividade, faz algo que considera útil para quem está começando, deixe aqui nos comentários.

Por hoje é só, até a próxima.



Depositphotos [CPS] WW

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você leu uma postagem escrita com muito amor por mim Adriana autora do Baú da Dri. Gostou?! Deixe seu comentário, criticas e sugestões, elas são muito importantes para o blog crescer e melhorar. Curta, compartilhe, ajude o blog a crescer.
Sua mensagem será respondida o mais breve possível .
Muito obrigada pela visita e volte sempre.

Atualizações do Instagram