09 março 2020

Exercícios para descobrir suas aptidões profissionais

🗨

Não é fácil escolher uma carreira profissional  , ou até mesmo optar por trocar a que estamos no momento , são inúmeras opções e muitos fatores para colocar na balança na hora da escolha.

Mas se a duvida é grande e você está indeciso por qual caminho profissional irá optar aqui vão algumas dicas e exercícios que podem lhe ajudar a descobrir suas aptidões e talentos.
Vamos aos:

técnicas de coaching



Exercícios para Descobrir suas Aptidões Profissionais


Primeiro passo é perguntar : Qual era meu papel nas brincadeiras de criança?




Puxe pela memoria para lembrar as atividades que lhe davam muito prazer quando era pequeno . Nesses jogos e brinquedos , afloravam seus talentos naturais, que ,sob a influencia da educação escolar , do ambiente familiar e social e das circunstancias da vida foram esquecidos.

Eles podem ser a chave para uma mudança ou readequação profissional.

Faça os exercícios para descobrir suas aptidões profissionais ou para redescobrir aptidões que possam ter ficado para trás .

Em uma folha de papel escreva as brincadeiras de que mais gostava , detalhando ao máximo as situações e as habilidades envolvidas. 

Não precisa lembrar de tudo na hora deixe o papel à mão e aumente a lista na medida em que os divertimentos voltarem à memoria . Não se censure. 

Por exemplo o fato de você brincar de balé não significa que seria um bailarino profissional . Situe a diversão em um contexto maior , as brincadeiras eram em grupo ,você cuidava do figurino, da coreografia, da trilha sonora? 

E assim por diante .

Cada indicio pode fornecer uma descoberta para um futuro profissional , em que se unirá talento , prazer no exercício da sua função e sucesso.



Vamos fazer um inventario de seus dons e desejos


Ao escolher uma profissão ou dar uma guinada rumo à realização pessoal , precisamos juntar varias peças do quebra cabeça da vida tem tanta coisa que a gente curte fazer ou sonha em fazer. Vivemos numa época de opções ilimitadas , e isso contribui para a confusão. (Quem pensaria alguns anos atrás a cursar faculdade de gestão ambiental, web design ou culinária entre outras?) 

Faça esse exercício para tentar desfazer o nó das possibilidades.

Chamado de mapa mental , é parte do coaching - um tipo de treinamento que visa a recapacitação de executivos.


  1.  Pegue uma folha de sulfite e desenhe no meio um pequeno quadrado . Dentro dele escreva a palavra EU.
  2. Partindo do quadrado , trace linhas em volta dele , como se fosse o sol . Na extremidade de cada uma , escreva uma atividade que você sabe fazer bem . Trace quantas linhas quiser .
  3. Repita o procedimento , sempre a partir do quadrado , dessa vez listando nas extremidades das linhas as atividades que você sente prazer em realizar .
  4. Faça mais uma vez , escrevendo as atividades que você gostaria de exercer.
  5. Tente ligar atividades com um traço e anote as palavras que vierem a cabeça. Por exemplo , você pode ligar " receber visitas" (atividades que lhe da prazer) com "cozinhar" (atividades que sabe fazer bem) e pensar nas palavras "restaurante" e "bufê". Essa associação pode refletir esta nova possibilidade trabalhar com algo relacionado à culinária.
  6. Seu mapa mental não tem que ter logica. Também não há palavras ou associações certas ou erradas. O importante é deixar a imaginação fluir.



Faça um Auto Retrato 



auto retrato



Mesmo que não tenha menor habilidade para desenhar.

Comece do começo: 

pegue uma folha de papel em branco,um lápis e uma borracha . 

Procure um bom local : confortável e com boa iluminação .

Prepare um espelho a sua frente e Coragem , não fique pensando , desenhe .

Depois de pronto examine o desenho e procure descobrir o porque de cada traço .
Observe cada expressão que você deu a si mesma. 

Faça outros desenhos . 
Ao final de cada mês - e não - antes , compare os primeiros com os últimos.

Isso também ajuda você a entrar em contato consigo mesma e se auto analisar.

Após praticar com calma e analisar esses exercícios você estará muito mais próximo da profissão ideal , à qual vai exercer com prazer , crescer e estar sempre se renovando porque quando fazemos algo que gostamos , fazemos com prazer e estamos sempre em busca de aprimoramento.

Experimente e se desejar conte aqui no blog como foi sua experiencia .😉

Depositphotos [CPS] WW

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você leu uma postagem escrita com muito amor por mim Adriana autora do Baú da Dri. Gostou?! Deixe seu comentário, criticas e sugestões, elas são muito importantes para o blog crescer e melhorar. Curta, compartilhe, ajude o blog a crescer.
Sua mensagem será respondida o mais breve possível .
Muito obrigada pela visita e volte sempre.

Atualizações do Instagram