17 fevereiro 2020

Cinco dicas para escolher sua profissão

🗨


Vamos dar uma clareada de como você pode escolher sua futura profissão, dicas simples, mas que podem ajudar a não cometer erros, e ter vontade de trocar ou acabar abandonando o que estiver fazendo, porque quando começamos um curso superior e no meio do caminho, percebemos que não é aquilo que pensamos é super complicado. 

São muitas coisas para avaliarmos na hora de escolhermos nossa profissão.

Bora, lá?

Confira essas cinco dicas para escolher sua profissão e dar início a essas, jornada tão importante na nossa vida.



cinco dicas para escolher sua profissão


No mundo atual e corrido o tempo se tornou muito precioso, são tantas coisas para aprendermos, conhecermos e experimentarmos.
Por isso é muito importante nos dedicarmos a escolher uma profissão que nos complemente.

 Cinco Dicas para você Escolher sua Profissão 



O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo, exigente e repleto de novos e experientes profissionais,  cada ano que passa temos que nos empenhar mais e mais para nos tornamos bons na profissão que escolhemos para seguir uma carreira.

Para quem já está no mercado de trabalho e deseja trocar de ramo profissional, para quem ainda não escolheu uma profissão, não se decidiu por uma carreira a seguir ou para aqueles que depois de um longo tempo não conseguem se recolocar no mercado de trabalho e praticamente se veem obrigados a recomeçar e escolher uma nova carreira, aqui vão:


1. Paquere a Profissão

Leia tudo que você puder sobre a profissão do seu interesse, assim terá uma ideia do que é a profissão com que instrumentos ela trabalha em que áreas, se é de contato direto ou indireto com as pessoas, tipo de local de trabalho, se possui exigências profissionais que você se encaixa ou regras que às vezes você pode vir a não concordar. 
Depois compare se você se encaixaria bem nela se é algo com o qual se sente à vontade em fazer. 
Tudo OK, vamos adiante. 
Caso contrário reveja as profissões que lhe despertam interesse.


2. Namore a Profissão


Agora vamos buscar a formação para essa profissão é somente faculdade, possui curso técnico em que eu possa estar iniciando, curso rápido. 
Pesquise todas as redes de ensino credenciadas para ministrar a faculdade, curso técnico, curso rápido, tempo de duração, carga horária diária, currículo de ensino  tópicos abordados. 

Compare mais de uma instituição de ensino seus prós e contras, se é possível fazer a faculdade ou curso à distância pese tudo e opte pelo qual for mais viável para você.
 
Não se empolgue ou vá atras de ah dizem que essa ou aquela é melhor, vá conferir pessoalmente e tire suas conclusões e lembre-se também nem sempre o mais caro ou mais famoso é o melhor.
 
Obs: Sempre verifique se a instituição está registrada e reconhecida, oferecendo um diploma válido para a faculdade ou curso.


3. Convivência Maior

Se o curso ou faculdade, escolhido poder ser feito somente presencial, visite mais de uma instituição para conhecer o ambiente que irá frequentar, conheça desde o corpo docente que irá ministrar as aulas até os alunos que ali estarão com você, afinal você irá frequentar o local e conviver com essas pessoas mais ou menos de 2 há 6 anos dependendo que tiver optado. Se possível assista uma aula, depois visite um local com o ambiente de trabalho  escolhido para ter certeza que está no caminho certo, pois vale lembrar que teremos que conviver com essa profissão e suas tarefas por cerca de 40 anos da nossa vida e passando maior parte do tempo diário no seu exercício  e convivendo com outros profissionais da área ou ligados a mesma. 


4. Casamento


Somente depois de cumprir às três etapas acima seremos capazes de pensar no futuro casamento com a profissão. Mas antes de tomar a decisão final  é necessário fazermos uma análise, perguntando:

  • Porque você escolheu essa profissão 
  • Porque descartou as outras (sabendo os motivos, trará mais segurança para seguir)
  • Tempo e dinheiro que terá que investir, antes de mais nada foque em planejamento, pois é muito triste termos que abandonar algo que almejamos pela metade.
  • Para quem, trabalha fora ou já possui uma família organização prévia para conciliar tudo.


5. Dica de Ouro


Não tenha pressa, tire opiniões, mas não deixe que as pessoas decidam por você, não se deixe pressionar (seja por pais, recolocação de mercado entre outros), para escolher logo o que vai fazer, decisões tomadas na aflição das situações acabam não sendo as melhores.
Veja se sente feliz e a vontade no que vai fazer.

Inclua seus sonhos, desejos, dons, metas na sua escolha, tente se visualizar exercendo a profissão, conseguindo fazer isso é certa a profissão escolhida.

 Conclusão das Nossas Cinco Dicas para Escolher uma Profissão

Busque uma profissão que lhe proporcione realizar seus desejos, mas que você faça com amor, que lhe traga prazer, lógico reconhecimento financeiro e também profissional.


Tenha sempre foco, planejamento e principalmente perseverança.

Boa Sorte na sua escolha.


Depositphotos [CPS] WW

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você leu uma postagem escrita com muito amor por mim Adriana autora do Baú da Dri. Gostou?! Deixe seu comentário, criticas e sugestões, elas são muito importantes para o blog crescer e melhorar. Curta, compartilhe, ajude o blog a crescer.
Sua mensagem será respondida o mais breve possível .
Muito obrigada pela visita e volte sempre.

Atualizações do Instagram