25 novembro 2019

Como configurar o Google analytics

🗨


Bom dia, amigos leitores!   

                                                                                                         

Hoje venho trazendo mais uma postagem da Série Doze Dicas para Blogueiras, vamos ver sobre  o básico de como configurar o analytics, uma ferramenta muito importante para acompanhar o desenvolvimento do seu site.

Mas antes de vermos as configurações básicas para o analytics vamos primeiro entender o que é e como funciona o Google analytics.

O analytics é uma das ferramentas mais importantes para você configurar no seu blog, de preferência assim que cria-lo.

Leia com atenção, para não deixar escapar os detalhes.

Bora! Lá.


configurações básicas do google analytics



Qual a finalidade  do Google Analytics


O Google analytics é uma plataforma coletora de dados em relatórios diversos de desempenho de sites\blogs. Assim monitorando o desempenho de sites e blog, suas postagens, campanhas, vendas, redes sociais e outros meios os quais as pessoas chegam até seu site\blog.


O primeiro passo para o acompanhamento do Google analytics é criar uma conta e inserir o código fornecido por ele em seu site/blog.


Como Configurar o Google Analytics


Esse código fornecido pelo analytics deve ser colocado após a Tag ⇒ </head>. O analytics também irá fornecer um código de acompanhamento que você deve inserir no painel do blog, vá em configurações, outro lá você verá essa caixinha:



caixa onde se deve inserir o código do analytics

Copie e cole o código de acompanhamento dentro da caixinha e salve.


O código de acompanhamento mostrará:

Quantos usuários acessaram suas páginas em categorias específicas ou gerais, com ele você também vê se os usuários fizeram compras (caso esteja vendendo produtos), pode-se ver informações sobre idioma, tipo de navegador e origem do tráfego.

Você verá e acompanhará por quais meios os usuários chegam ao seu, site\blog, sendo por meios orgânicos, sociais, campanha de marketing, entre outros, tudo sendo configurado.
 

O Google analytics pode ser personalizado com diversas opções para o acompanhamento do seu tráfego, mas o importante é o cuidado na hora da configuração para não excluir dados importantes, pois após o analytics processar os dados eles são armazenados em um banco de dados que não pode ser alterado.



Agora que você já tem algumas informações básicas, vamos por a mão na massa e ver como configurar o Google analytics, o básico que irei descrever aqui aprendi no curso do Google analytics (recomendo que faça será muito útil), servirá para um acompanhamento inicial do seu blog.

  • Crie sua conta - propriedade  e agora vamos as primeiras configurações
  • Vamos em definições de propriedade, lá vamos realizar nossas primeiras configurações.





Em definições básicas vamos configurar essas partes que são no momento as mais importantes, as outras você irá configurando conforme for entendendo o funcionamento do analytics, você também pode ir seguindo as recomendações no painel. 






Feito essas etapas você já pode criar uma visualização de propriedade, na imagem acima onde está, visualização de propriedade predefinida o analytics configura automaticamente uma vista, "todos os dados do website" não modifique até dominar o assunto.

Não vamos mexer nessa propriedade podemos renomear como se aprende no curso e chama-la de "Dados Brutos" iremos criar uma" vista de teste", assim se algo der errado poderá, exclui-la e não perderá dados importantes.

Agora vamos à criação da nossa "Vista de Teste". 

Clique em criar visualização de propriedade, e você chegará onde mostra na imagem.



Preencha o nome "Vista de teste" o fuso horário da sua região e salve.



Salve essa configuração até essa parte que é o que importa agora. 

Depois clique em filtros nele vamos excluir o tráfego interno, ou seja, todos os computadores que usamos para acessar nosso blog, você vai incluir o IP dos computadores que usa (não sabe seu IP Qual é o Meu IP) aqui o site também oferece outros serviços interessantes vá nesse site e lá você obterá o IP, conclua isso e salve.

Agora temos nossa "vista de teste", vamos adicionar uma configuração para filtrar os dados  identificando o "tráfego de Bots e indexadores automáticos ".

Acesse configuração de vista  e vá em "filtragem de bots" selecione "excluir todos os hits de bots e indexadores conhecidos" isso servirá para filtrar o tráfego de bots. Salve.

A "vista principal" é criada copiando a "vista de teste", usada para todos os relatórios de análise.

Faça a cópia de depois use a "vista de teste" para aprender sobre as configurações do analytics, sem correr o risco de perder suas análises reais, caso algo de errado ou você configure algo que não era aquilo que pretendia.



Como Adicionar outros Filtros


São três vistas para serem usadas, (para backup dos dados), testar novas configurações de análise.

O analytics oferece dois tipos de filtro "predefinidos" e "filtros personalizados".

Os filtros predefinidos são modelos mais comuns que você usará.

Os filtros personalizados permitem criar um filtro para incluir, excluir ou modificar dados.

Os filtros que criamos são exibidos na lista de filtros.

Menu suspenso "vista" selecionar "vista principal" ou a vista que você tiver criado, clique em "filtros" e "adicionar filtro" selecione o botão de opção "aplicar filtro existente".

Isso permite selecionar um filtro de uma lista de filtros já criada.

Quando aplicamos vários filtros a uma vista, eles são aplicados na ordem que aparecem nas configurações de filtros.

Os dados passaram na ordem de sua criação, então você deve ficar atenta a ordem em que aplica os filtros.

O Google analytics é uma ferramenta muito útil para Sites\Blogs, mas não é de simples  entendimento para leigos aqui eu descrevi o básico do básico, aconselho realmente que façam o curso, as, vídeo, aulas são  todas em inglês, mas tem a transcrição em português o curso é dividido em quatro unidades e o Google dá certificado através de provas para você.


O analytics possui muitas configurações de acompanhamentos para poder monitorar se blog/site, mas tem que entender muito bem o que está configurando, eu, por exemplo, estou indo por partes conforme vou compreendendo seu funcionamento, mas esta dando certo até agora.


Assim que for possível estarei disponibilizando o tutorial em vídeo acredito que facilitará, e manterei a postagem atualizada conforme for melhorando e testando as novidades que estou aprendendo.


Essa postagem pertence à Série Doze Dicas para Blogueiras.

Atualizada em 20\07\2020

Pedidos, sugestões, dúvidas entre em contato pelos comentários.

Depositphotos [CPS] WW

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você leu uma postagem escrita com muito amor por mim Adriana autora do Baú da Dri. Gostou?! Deixe seu comentário, criticas e sugestões, elas são muito importantes para o blog crescer e melhorar. Curta, compartilhe, ajude o blog a crescer.
Sua mensagem será respondida o mais breve possível .
Muito obrigada pela visita e volte sempre.

Atualizações do Instagram