17 agosto 2020

Quais os benefícios de cultivar avencas e palmeiras

🗨

Bom dia, amigos leitores!


Uma das formas prazerosas e saudável para relaxar é o cultivo de plantas, para mim, é uma das formas de relaxar, entrar em contato com a natureza e muitas vezes conversar comigo mesma.


O nosso país é muito rico em  qualidade de plantas  das mais diversas, formas, tamanhos e vindas de muitos outros países tendo sucesso em seu cultivo, hoje iremos saber um pouco mais sobre as avencas e palmeiras.

O cultivo de plantas em casa, pode ser uma prazerosa terapia.

Além de embelezar qualquer ambiente, elas trazem boas energias.


Muitas vezes a falta de espaço para desenhar um belo jardim, não é motivo para deixar de cultivar plantas, bastam alguns vasos de tamanhos diversos terra adubo, e a escolha de plantas próprias para os ambientes oferecidos pela nossa casa, as plantas independentes do tamanho do vaso dão um ar renovado à qualquer pequeno espaço, as que dão flores delicadas deixam a decoração mais charmosa


Bora! Lá.



avencas seus benefícios e cuidados


Quais os benefícios de cultivar avencas e palmeiras



Avencas, trazem beleza e delicadeza.

A avenca tem sua origem no Oeste e sul da Europa, África, América do Norte e América Central. 

Frequente em muros, grutas e a junto a margens de ribeiros. É comum como planta ornamental.

É uma espécie nativa de Portugal continental, Açores e Madeira.

 Habita as fendas das rochas, dos poços e dos muros, em locais úmidos e sombrios, é uma planta que aprecia e cresce em lugares úmidos.


Tem varias qualidade de avencas, algumas de folhagens mais miúdas e delicadas outras um pouco mais grossas e de um tom de verde mais escuro, entre suas várias qualidades existem uma unanimidade, apesar de possuírem gosto por lugares úmidos não apreciam rega em excesso.


Nunca jogue água diretamente em suas folhas, use um borrifador para criar um ambiente mais fresco.

As qualidades mais conhecidas da avenca, são avencão e cabelo de anjo.


Em geral, as avencas são utilizadas no interior e exterior da casa como ‘item’ de decoração, pequenas, delicadas, chegando de 30 a 40 cm de altura, suas folhagens, de aspecto irregular,  dão charme e leveza aos ambientes.


Essa planta tão delicada é parente próxima da samambaia, seu modo de reprodução são iguais se dando por esporos que quando maduros são espalhados de diversas formas assim se multiplicando em outras mudas.


Cultivar avencas


De ramagem pendente e delicada, que pode fortalecer as energias femininas e o sistema reprodutivo, a avenca é uma planta muito ligada á mulher.


 Ela é formada por uma folhagem sem tronco, discreta, que tem um poder fantástico de reprodução.


Apesar de extremamente delicada, não é uma tarefa tão difícil cultiva-la dentro de casa.

Basta que ela fique protegida do vento. Avencas adoram ambientes de estufa, muita umidade e luz, e se dão muito bem quando cultivadas em xaxins com terra vegetal bem adubada. 

Mas, atenção: os raios do sol nunca devem bater diretamente sobre as folhinhas.

A avenca precisa ser regada regularmente, de forma que o solo esteja sempre úmido, mas nunca encharcado.

 Para saber se está na hora da rega, recomenda-se o método tradicional,  colocar o dedo na terra.

Se não estiver úmida esta na hora de molhar.


As avencas na natureza brotam espontaneamente em qualquer beira de barranco, encostas próximas à água, por que sabe aqueles pontinhos que ficam no verso das folhas quando ficam bem escuros eles se chamam esporos (são as sementes das avencas) quando maduros se soltam com facilidade assim as avencas se espalham.


Agora  nos vasos em casa bem, cuidadas elas logo oferecem vasos cheios o que nos possibilita fazermos mudas por touceiras, tendo o cuidado com a raiz e realizando o transplante rapidamente para ela não sentir a mudança, pois a avenca é sensível. 


Você também pode retirar seus esporos e planta-los em vasos bem adubados, cubra com um plástico até que comecem a brotar.


Benefícios gerados pela avenca

No campo espiritual, a avenca é famosa por mandar embora o mau-olhado.

 Acredita-se que ela tem a capacidade de absorver energias negativas do ambiente. 

Ao absorver grande quantidade de energias negativas, as folhas podem murchar e a planta, morrer.

É importante cuidar bem dela e do local para que isso não ocorra.


A avenca também pode ser usada como chá  para promover os efeitos anti-inflamatório, diurético, antioxidante, entre outros.



Palmeira Alto Astral


quais os benefícios de cultivar avencas e palmeiras


Como ter lindas palmeiras seja na área interna ou externa


Existem ao menos 288 qualidades de palmeiras no paí, para interiores e exteriores de casa.

Os povos antigos acreditavam que as palmeiras afastavam maus espíritos.


 Hoje, elas são símbolos de vitória e beleza. 


Seus troncos, que apontam para o infinito, ficam mais perto do divino e despertam o sentido espiritual. Tem uma flexibilidade única.


 Algumas espécies são perfeitas para ambientes fechados e segundo crença popular, são excelentes escudos contra a inveja. 


Entre as várias espécies de palmeiras, há algumas que suportam a falta de luz direta. 

 A tamareira é a que demora mais para crescer, pode ser plantada em vaso e suporta luz indireta, bastando, portanto, que fique próxima a uma janela.


A ráfia nasce em touceiras e provoca um efeito deslumbrante dentro de casa, quando recebe bastante luz. 


A chamaedora elegans chega a ter altura e volumes consideráveis e prefere ambientes mais sombreados. Embora não exija sol direto, só prospera quando localizada a pelo menos 10 metros da fonte da luz externa.


Palmeiras dentro de casa podem ser plantadas em vasos médios, com terra vegetal bem adubada, mas devem ser transplantadas a medida em que crescem. 


À terra precisa estar sempre úmida. Bem regada, a folhagem agradece com uma exuberância típica de crime tropical.

A palmeira-areca é uma das mais cultivadas para decoração de ambientes internos, pois em comparação a outras qualidades ela possui um rápido crescimento.


Quer saber mais sobre onde colocar plantas em casa, seus benefícios, cultivar um mini jardim confira outras postagens sobre  plantas em casa e seu cultivo.


Depositphotos [CPS] WW

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você leu uma postagem escrita com muito amor por mim Adriana autora do Baú da Dri. Gostou?! Deixe seu comentário, criticas e sugestões, elas são muito importantes para o blog crescer e melhorar. Curta, compartilhe, ajude o blog a crescer.
Sua mensagem será respondida o mais breve possível .
Muito obrigada pela visita e volte sempre.

Atualizações do Instagram