16 de janeiro de 2019

Quando eu era Criança

Exercícios para Descobrir suas Aptidões Profissionais


Exercicios para Aptidões profissionais


Qual era seu papel nas brincadeiras?



Puxe pela memoria para lembrar as atividades que lhe davam muito prazer quando era pequeno . Nesses jogos e brinquedos , afloravam seus talentos naturais, que ,sob a influencia da educação escolar , do ambiente familiar e social e das circunstancias da vida foram esquecidos.
Eles podem ser a chave para uma mudança ou readequação profissional.
Faça o exercício abaixo para redescobrir aptidões que possam ter ficado para trás .
Em uma folha de papel escreva as brincadeiras de que mais gostava , detalhando ao máximo as situações e as habilidades envolvidas. Não precisa lembrar de tudo na hora deixe o papel à mão e aumente a lista na medida em que os divertimentos voltarem à memoria . Não se censure. Por exemplo o fato de você brincar de balé não significa que seria um bailarino profissional . Situe a diversão em um contexto maior , as brincadeiras eram em grupo ,você cuidava do figurino, da coreografia, da trilha sonora? E assim por diante .
Cada indicio pode fornecer uma descoberta para um futuro profissional , em que se unirá talento , prazer no exercício da sua função e sucesso.


Vamos fazer um inventario de seus dons e desejos


Ao escolher uma profissão ou dar uma guinada rumo à realização pessoal , precisamos juntar varias peças do quebra cabeça da vida tem tanta coisa que a gente curte fazer ou sonha em fazer. Vivemos numa época de opções ilimitadas , e isso contribui para a confusão. (Quem pensaria alguns anos atrás a cursar faculdade de gestão ambiental, web design ou culinária entre outras?)
Faça esse exercício para tentar desfazer o nó das possibilidades.
Chamado de mapa mental , é parte do coaching - um tipo de treinamento que visa a recapacitação de executivos.
1º Pegue uma folha de sulfite e desenhe no meio um pequeno quadrado . Dentro dele escreva a palavra EU.
2º Partindo do quadrado , trace linhas em volta dele , como se fosse o sol . Na extremidade de cada uma , escreva uma atividade que você sabe fazer bem . Trace quantas linhas quiser .
3º Repita o procedimento , sempre a partir do quadrado , dessa vez listando nas extremidades das linhas as atividades que você sente prazer em realizar .
4º Faça mais uma vez , escrevendo as atividades que você gostaria de exercer.
5º Tente ligar atividades com um traço e anote as palavras que vierem a cabeça. Por exemplo , você pode ligar " receber visitas" (atividades que lhe da prazer) com "cozinhar" (atividades que sabe fazer bem) e pensar nas palavras "restaurante" e "bufê". Essa associação pode refletir esta nova possibilidade trabalhar com algo relacionado à culinária.
Seu mapa mental não tem que ter logica. Também não há palavras ou associações certas ou erradas. O importante é deixar a imaginação fluir.

Faça um Auto Retrato 


.....Mesmo que não tenha menor habilidade para desenhar.
comece do começo: pegue uma folha de papel em branco,um lapis e uma borracha . Procure um bom local : confortável e com boa iluminação . Prepare um espelho a sua frente e Coragem : não fique pensando , desenhe . Depois de pronto examine o desenho e procure descobrir o porque de cada traço . Observer cada expressão que você deu a si mesma. Faça outros desenhos . Ao final de cada mês - e não - antes , compare os primeiros com os últimos.

Isso também ajuda você a entrar em contato consigo mesma e se auto analizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do Post , deixe seu comentário e sugestões .
Em breve responderei a todos.